Pois é como eu já tinha dito os ano de 80 e princípios dos anos 90 foram excepcionalmente bons na produção de músicas que iram constar em toda e qualquer tabela de sucessos que se possa realizar.
Agora resolvi fazer essa análise, mas aplicada ao estilo de música que mais gosto e oiço – Hard n Heavy. Não me importo muito com as divisões que fazem dos estilos musicais que coabitam neste espectro musical e muito menos com as subdivisões dos mesmos. Pois para mim o principal é gostar do que oiço quer ao nível musical, quer ao nível de voz.
Isto porque para muito gente este tipo de musica é só gritos e berros e muita distorção a mistura, acontece que podemos encontrar neste estilo muitas influencias de musica clássica, blues, jazz, electrónica, etc. Só que as pessoas não se apercebem disso ou não querem reconhecer por assumirem a partida esta ideia preconcebida. Pessoalmente não obrigo ninguém a gostar deste ou daquele artista ou grupo, bem pelo contrário ate incentivo que oiçam com um espírito aberto e de preferência que comecem a ouvir de forma evolutiva (não começar por musica extrema, vai ser difícil gostar ou mesmo de ouvir sem se estar preparado para tal, acho que se deve começar por algo mais calmo). Isso sera assunto para um outro post.
No meu caso eu comecei a ouvir este tipo de musica com Iron Maiden , Helloween, Scorpions, primeiro por achar giras as capas dos álbuns dessas bandas depois pelas letras e seus significados (muitas vezes abordam assuntos bem controversos e importantes) e depois pela sonoridade que aos poucos fui aprendendo a gostar. Dessa forma e passado algum tempo já me encontrava a ouvir coisas bem mais pesadas (conceito utilizado para definir muitas vezes a agressividade musical) e outras bandas dentro desse espectro musical, bandas como: Metallica , Anthrax, Megadeth, Ozzy, Def Leppard, Guns N Roses, Bon Jovi, Slayer, Sepultura, etc.
E ainda hoje oiço muito dessas bandas (e com gosto) e outras que apareceram entretanto e outras que já acabaram. Na mesma forma que os anos 80 e 90 foram prolíferos para a música pop, também estes anos foram prolíferos para este tipo de música. Podemos facilmente constar pelo número de clássicos que existem de bandas que nesta altura lançaram alguns dos seus melhores álbuns ou mesmo faixas musicais só para citar alguns exemplos:
Metallica: Fade to Black, Master Of Puppets, Seek and Destroy, Creeping Death, todos eles ainda são tocados nos seus concertos.
Def Leppard: com o álbum Hysteria
Guns n Roses : com o álbum Apettite for Destruction
Slayer: Reing Blod
Scorpions : Wind of Change
Isto só para frisar assim aqueles mais depressa me lembro, se fizermos uma busca exaustiva de certeza que iremos encontrar muitas bandas e músicas.
Desta forma reconheço a produtividade que estes anos tiveram no aspecto da criação e composição musical, são muitos os clássicos que povoam a mente de qualquer headbanger (termo utilizado para as pessoas que ouvem este tipo de musica, devido ao facto de habitualmente ouvir esta musica acompanhando com movimentos da cabeça tipo para cima e para baixo, e ou mão para cima com os 2 dedos espetados fazendo a simbologia do demo, vulgo cornos) e é com gosto que constato que podemos encontrar muitas dessa bandas em colectâneas de música tipo êxitos do ano ou década xpto e mais comum nas baladas. Nomeadamente aquelas bandas que praticam mais na área do hard rock são autenticos mestres nessa arte de fazer baladas a ex: Scorpions, Guns N Roses, Bon Jovi, SkidRow, etc.
Também espero pelo passar dos tempos para ver quais as bandas que vao conseguir equipara-se aos classicos de bandas como: Led Zeppelin, Black Sabbath, Whitesnake, Doors, etc.
. O que os jornalistas faze...
. De Volta
. relação Homem vs Mulher a...
. QUE FAZER SE FICAR ENCRAV...
. Balanço Musical -2006 Par...